domingo, 6 de maio de 2012

As adaptações cinematográficas

Romeu e Julieta é, certamente, uma das obras de William Shakespeare mais encenadas em todo o mundo. De simples peças escolares a grandes produções teatrais, a tragédia ainda é celebrada quatro séculos após sua criação.

          Romeu e Julieta (1936)

Como não poderia ser diferente, surgiram várias adaptações cinematográficas sobre os jovens de Verona. Dentre as mais conhecidas, temos o drama Romeo and Juliet (Romeu e Julieta, em português), lançado em 1936. Dirigido por George Cukor, tinha os atores Norma Shearer e Leslie Howard nos papéis dos protagonistas. O filme recebeu quatro indicações ao Oscar: Melhor Filme, Melhor Direção de Arte, Melhor Atriz  (Norma Shearer) e Melhor Ator Coadjuvante (Basil Rathbone). 


Romeu e Julieta (1968)

A versão seguinte contou com atores mais jovens no elenco e, à época e até mesmo nos dias de hoje, tornou-se extremamente popular. Franco Zeffirelli dirigiu a película lançada no ano de 1968, que contava com os atores Olivia Hussey e Leonard Whiting como Julieta Capuleto e Romeu Montecchio, respectivamente. Ganhou dois Oscar (Melhor Figurino e Melhor Fotografia) e três Globos de Ouro: Melhor Filme Estrangeiro em Língua Inglesa, Revelação Masculina (Leonard Whiting) e Revelação Feminina (Olivia Hussey).

Romeu + Julieta (1996)
Em 1996, no entanto, surgiu uma adaptação bastante diferente das anteriores: Romeo + Juliet (Romeu + Julieta, em português). Apesar de manter intactos enredo, personagens e diálogos, o longa-metragem de Baz Luhrmann trouxe a trama à contemporaneidade e mostrou uma Verona recheada de carros, arranha-céus e pistolas. O elenco conta com Leonardo DiCaprio e Claire Danes nos papéis dos protagonistas e Pete Postlethwaite, John Leguizamo e Harold Perrineau Jr como alguns dos atores coadjuvantes.

Você pode assistir a algumas das cenas do filme Romeu + Julieta na parte de "vídeos" do nosso blog.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More